Apresentação

O grupo de gênero se insere na discussão do poder de uma sociedade machista e ter um marco emancipatório para a participação política das mulheres, tendo-as como sujeito. Debatendo o cotidiano, as relações familiares e/ou privadas, às relações institucionais da economia, da política e da cultura e suas dimensões objetivas e subjetivas simultaneamente. Este GT reúne os pontos de cultura que atuam na perspectiva da emancipação feminina, na luta contra a opressão e a violência contra as mulheres e pela afirmação da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

VOCÊ ACREDITA QUE A CULTURA BRASILEIRA PRECISA DE MAIS ORÇAMENTO PÚBLICO?




O Setor Cultural e Criativo Brasileiro, segundo recente pesquisa elaborada e publicada pelo Observatório do Itaú Cultural junto à UFRGS*, emprega cerca de 7,5 milhões de trabalhadores/as (7% do total do país), e representamos cerca de 3,11% do PIB Nacional , porém ainda muito raramente chegamos a um mínimo patamar de 1% dos Orçamentos Públicos nas 3 (três) esferas: municipais, estaduais e federal (o mínimo indicado mundialmente, há décadas, pela UNESCO). Mesmo com o importante avanço, nessa dimensão nacional, no presente exercício de 2023, você acha justo e inteligente ainda estarmos num patamar de investimento tão aquém da necessidade & potencial do setor?


Você sabia que, durante as próximas semanas, estarão em discussão & encaminhamentos decisivos os PPAs - Plano PluriAnuais (Federais e Estaduais), bem como as PLOAS - Projetos de Leis Orçamentárias Anuais das três esferas (municipais, estaduais e federal) de todo o país, definindo a projeção orçamentária dos recursos, diretos e indiretos, que serão destinados à Cultura e à Economia Criativa Brasileiras ao longo dos próximos 4 (quatro) anos?! 


Você considera a Cultura um Direito de Tod s e o investimento público em Cultura & Economia Criativa estratégico e prioritário para o futuro do Desenvolvimento Econômico, Sociocultural e Socioambiental, o Desenvolvimento Humano de nosso país?! 


QUER PARTICIPAR DESSA CONSTRUÇÃO E LUTA COLETIVA ESTRATÉGICA COM A GENTE?!


Então entre em algum dos Grupos de Articulação e Mobilização por + Cultura nos Orçamentos Públicos Brasileiros , fique informado, divulgue & participe das próximas atividades relacionadas em nível do orçamento nacional, no seu estado (incluindo o DF) bem como no seu município, apoiando a construção de mais e melhor orçamento público para as respectivas gestões de cultura e de economia criativa nas três esferas.


ESTAMOS JUNTOS POR MAIS RECURSOS À CULTURA BRASILEIRA ❤️ - PARTICIPE AQUI: https://chat.whatsapp.com/KzCvQ1qgM645f6r2vCDna9 


( *FONTE DOS DADOS CITADOS: https://www.itaucultural.org.br/observatorio/paineldedados/publicacoes/boletins/pib-da-economia-da-cultura-e-das-industrias-criativas-a-importancia-da-cultura-e-da-criatividade-para-o-produto-interno-bruto-brasileiro )

Nenhum comentário:

Postar um comentário