A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) está promovendo intensa mobilização dos jornalistas para uma manifestação no Senado Federal no próximo dia 15 de junho.
A ideia é reunir um grande número de jornalistas, a partir das 10h do dia 15, quarta-feira, para pressionar o presidente José Sarney a botar em votação a Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista.
No Dia da Imprensa, comemorado no dia 1º de junho, uma comitiva com representantes da Fenaj e de sindicatos de jornalistas marcou presença em Brasília para pedir a aprovação das PECs do Diploma que tramitam na Câmara e no Senado.
A comitiva dos representantes sindicais dos jornalistas circulou em diversos gabinetes parlamentares na Câmara dos Deputados – como o do autor da PEC 386/09, Paulo Pimenta (foto) – e do Senado. Participaram do corpo a corpo representantes dos Sindicatos dos Jornalistas do Acre, Jane Vasconcelos, do Amazonas, César Wanderley, de Pernambuco, Osnaldo Moraes, de São Paulo, Márcia Quintanilha e Alcimir do Carmo, da Paraíba, Edson Weber, de Alagoas, Valdice Gomes e Fátima Almeida, do Município do Rio de Janeiro, Sônia Regina Gomes, da Bahia, Kardé Mourão, do Piauí, Luiz Carlos de Oliveira, e do Rio Grande do Sul, José Nunes.
Os sindicalistas distribuíram a nota oficial da Fenaj alusiva ao Dia Nacional da Imprensa, coletaram assinaturas pela reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e, principalmente, pediram a votação das PECs do Diploma. “Obtivemos ampla receptividade aos nossos pedidos e na sessão do plenário do Senado, presidida pelo senador Sarney, o relator da PEC 33/09, senador Inácio Arruda, leu trechos de nossa nota oficial e pediu a votação da matéria”, conta Sônia Regina Gomes.
A perspectiva é de intensificação do movimento nas próximas duas semanas, quando comitivas mais ampliadas e uniformizadas com camisetas e materiais da campanha em defesa do diploma marcarão presença em todas as sessões do Senado. Debates e manifestações nos Estados também estão sendo programadas para o dia 15 de junho, quando acontece a manifestação nacional em Brasília.
“O segundo aniversário da decisão equivocada do STF, que extinguiu a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo será no dia 17”, lembra Valci Zuculoto, da coordenação da campanha em defesa do diploma e diretora da Fenaj.
Como na sexta-feira, 17, não há sessão no Congresso Nacional, a mobilização para marcar a data e sensibilizar os parlamentares pela votação da PEC foi antecipada em dois dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário