Apresentação

O grupo de gênero se insere na discussão do poder de uma sociedade machista e ter um marco emancipatório para a participação política das mulheres, tendo-as como sujeito. Debatendo o cotidiano, as relações familiares e/ou privadas, às relações institucionais da economia, da política e da cultura e suas dimensões objetivas e subjetivas simultaneamente. Este GT reúne os pontos de cultura que atuam na perspectiva da emancipação feminina, na luta contra a opressão e a violência contra as mulheres e pela afirmação da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

sexta-feira, 8 de março de 2024

MULHERES MOVEM CULTURA VIVA!!!

Cultura é substantivo feminino e Natureza também.

Cultura + Natureza = Cultura Viva

Essencialmente femina.

É assim que força e a vontade das mulheres, que elas estão na liderança e gestão da maioria dos Pontos de Cultura do Brasil.

"Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria"

Nesta semana do 08 de março, nossas Ponteiras se reuniram na 4ª CNC para celebrar a luta, dialogar e trocar as experiências das mulheres na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Entoando a canção popular de Milton Nascimento, inspirada numa Maria real e frequentemente dedicada às mulheres, os Pontos de Cultura no Brasil, liderados majoritariamente por mulheres, parabenizam as nossas guerreiras.

"Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca possui
A estranha mania de ter fé na vida"

A letra que usa as qualidades de Maria – e das mulheres em geral – descreve a força feminina da Cultura Viva Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário