Em solidariedade ao atropelamento da bicicletada de Porto Alegre e também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Santos está organizando uma edição especial da BICICLETADA no próximo dia 8 de março, terça-feira de carnaval.
No entanto, esse é apenas um caso extremo que ilustra o ódio de tantxs motoristas que circulam por aí com seus carros achando que a rua lhes pertence. O que todxs precisam entender é que o espaço público é de todxs e que essa segmentação é apenas mais uma das opressões a que estamos acostumados.
Como acreditamos que as opressões vem basicamente do mesmo foco, achamos pertinente reunir as lutas e sairmos às ruas, ocupar os espaços e reivindicar aquilo que nos é tomado diariamente. Nada melhor que o 8 de março para isso! Um dia marcado por luta e memória, que tem sua importância na visibilidade da questão de gênero.
Vale lembrar que a mulher ainda é vítima de violência única e exclusivamente por conta do que carrega no meio das pernas; e que ainda recebe menor salário desempenhando a mesma função de um homem; ainda enfrenta dupla - e tripla! - jornada de trabalha por conta da não divisão de tarefas e segmentação dos gêneros; ainda morre por conta de abortos ilegais; e mais uma extensa listas de aindas que brecam a vida de mulheres e homens por conta de uma sociedade machista, patriarcal e opressora.
Então, nesse 8 de março, pegue sua bicicleta e vá para a praça das bandeiras às 16h. Não esqueça de levar material para produzir cartazes. Leve cartolinas, cabos de vassoura, tintas, canetas, máscaras, apitos, pandeiros, etc. Vamos fazer muito barulho e - por que não? - aproveitar o ritmo de carnaval. "Se eu não puder dançar essa não é minha revolução"
BICICLETADA em Santos
8 de março, terça de carnaval
16h na praça das bandeiras
compareçam - divulguem - enviem pras suas listas - publiquem no seu jornal - avisem seus amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário