Nos dias 13 e 14 de abril realizou-se em Brasilia a 5º reunião extraordinária do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - CNPIR/PR para tratar do seu funcionamento no próximo período.
Neste espaço apresentei resolução que propunha a criação de uma comissão em caráter permanente que tratasse de políticas para a juventude negra no âmbito do governo federal.
Após muitos debates a comissão permanente de promoção dos direito da juventude negra foi aprovada unanimamente por todos os conselheiros e conselheiras.
A comissão permanente terá como atribuição formular, monitorar e avaliar as políticas publicas para juventude negra.
Umas das principais atribuições que compete a nova comissão será a criação do plano nacional de combate a mortalidade juvenil negra (dois entre três jovens mortos são negros)
Em nossa avaliação a criação da comissão representa um significativo avanço no processo de consolidação do controle social nas políticas publicas para a juventude negra, especialmente quando comemoramos em 2011 o ano internacional das populações afrodescendentes em todo o mundo e teremos o III Encontro De negros, Negras e Cotistas da UNE (ENUNE), o II Encontro Nacional da Juventude Negra (ENJUNE) e a II Conferencia Nacional de Juventude.
Clédisson Júnior
Diretor de Combate ao Racismo - UNE
Coletivo Nacional Enegrecer
Conselheiro Nacional de Promoção da Igualdade Racial/PR
Conselheiro Nacional de Promoção da Igualdade Racial/PR
(31)91659580
www.unecombateaoracismo.blogspot.com
www.enegrecer.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário