Apresentação

O grupo de gênero se insere na discussão do poder de uma sociedade machista e ter um marco emancipatório para a participação política das mulheres, tendo-as como sujeito. Debatendo o cotidiano, as relações familiares e/ou privadas, às relações institucionais da economia, da política e da cultura e suas dimensões objetivas e subjetivas simultaneamente. Este GT reúne os pontos de cultura que atuam na perspectiva da emancipação feminina, na luta contra a opressão e a violência contra as mulheres e pela afirmação da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Movimento Negro Unificado do Rio Grande do Sul denunciou exigiu das autoridades que tomem medidas contra os autores do site que pretende refundar um partido nazista no Brasil


O Movimento Negro Unificado do Rio Grande do Sul denunciou exigiu das autoridades que tomem medidas contra os autores do site que pretende refundar um partido nazista no Brasil. Depois de uma reportagem veiculada na sexta-feira passada pela Rádio Guaíba, a organização montou um dossiê sobre o site www.nacional-socialismo.com e pediu providências ao Ministério Público Estadual, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público Federal e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. A intenção da denúncia é que os responsáveis pelo conteúdo sejam responsabilizados criminalmente por disseminar ideias preconceituosas e que o site seja retirado da rede imediatamente.

De acordo com o advogado do Movimento Negro Unificado, Onir Araújo, a discriminação ou preconceito de raça, por religião, etnia ou procedência naciional é proibida pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza. Ainda, no inciso III da Lei 7.716 de janeiro de 1989, é cabível de pena de dois anos de reclusão para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Para Onir, os seguidores da doutrina de Adolf Hitler sustentam liberdade de expressão para mascarar o preconceito.

O site do grupo reúne diversos textos, vídeos e fotos com conteúdo nazista, além de ideias preconceituosas contra negros, judeus e homosexuais. Na Polícia Civil gaúcha, possíveis ações de células neonazistas no estado seguem sendo investigadas pelo setor de Inteligência. De acordo com o delegado Paulo César Jardim, já existe uma preocupação com o 20 de abril, data de nascimento de Hitler. A última postagem do site pede que os ativistas se mobilizem para a data. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário