Apresentação

O grupo de gênero se insere na discussão do poder de uma sociedade machista e ter um marco emancipatório para a participação política das mulheres, tendo-as como sujeito. Debatendo o cotidiano, as relações familiares e/ou privadas, às relações institucionais da economia, da política e da cultura e suas dimensões objetivas e subjetivas simultaneamente. Este GT reúne os pontos de cultura que atuam na perspectiva da emancipação feminina, na luta contra a opressão e a violência contra as mulheres e pela afirmação da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Projetos de vídeo (Stills)

"Toda revolução vem com um saco de promessas não cumpridas
Single-Channel de vídeo em ecrã dividido
Oi Def & mimi-DV, 4 minutos
Produtor: Singapore Biennale 2006
Colecções do Museu:

Ars Aevi Museu Sarajrvo, Bosna

MuHKA Museu de Arte Contemporânea, em Antuérpia, Bélgica

Museu Nacional, Bamako, Mali


Screenings Público:

Singapore Biennale 2006

MuHKA Museu de Arte de Antuérpia, Bélgica, 2007

Museu Nacional, Bamako, Mali, 2007

Museu Ars Aevi, Bosna Sarajrvo, 2008

Museu de Queens, Nova Iorque, EUA, 2009

Centre George Pompidou, Paris, França, 2010

Em 1952, um grupo de oficiais militares chegaram ao poder no Egito, com  m golpe de Estado. Eles vieram com um buquê de promessas: a independência          do império britânico, a modernização de um país desgastado por      séculos de ocupação, igualdade social e distribuição adequada     da riqueza para reduzir o fosso entre ricos e pobres, a unidade       de todas as facções, as minorias e ideologias de uma grande e moderna, democrática    sociedade.

Os slogans brilhantes deste golpe de estado / revolução influenciou    os leigos em vários Estados do mundo árabe, todos ocupados   por anteriores potências coloniais, estimulando sentimentos de separatismo    e independência, a exportação de idéias revolucionárias (e às vezes     suporte técnico) para outros estados no Oriente Médio, África   e  América Latina.
A tela é dividida em três partes, cada parte mostra o protagonista /iberdade lutador.

Uma tela, Eqüidade Social: Representa a crença de militares, com a ala esquerda promessas de igualdade social e orgulho secular. A arma nas mãos do protagonista e sua ação obsessiva com  declara as verdadeiras intenções da política militar e promessas.

Tela dois, Liberty: Representa a crença no mercado livre, a multinacional corporações promessas de lucro, prosperidade e liberdade econômica. O martelo na mão do protagonista e sua ação rítmica de bater pregos representa a verdadeira natureza da promessa: as regras  de neo-escravidão em trajes de gerentes de nível médio e trajes executivos
.

Tela de três, Unidade: Representa o fundamentalismo crescente e global penetração da ala direita. O Satour lâmina (egípcio para cortepedaços de carne crua) nas mãos dos islamitas, o seu equipamento eu a decapitação das bonecas loiras representar o choque de civilizações e a cultura de intolerância. Os movimentos e olhares do protagonista, ocando as pernas e seios das bonecas antes de decapitação declarar a natureza sexista do direito crenças asa.



Pouco mais de meio século depois, e apesar de às vezes cega  fé e crença total do público de massa, todas as promessas continuam    não cumpridas, as pessoas ainda estão tentando liberado do dependência econômica total de empresas multinacionais, transcontinental,  um fosso entre os ricos e os pobres é enorme, a identidade nacional está contaminada por neo-pan-islamismo, e muitos estados que se inspirou   por esta revolução e que prosperou com a promessa de unidade são ameaçados   pela guerra civil. 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário