Apresentação

O grupo de gênero se insere na discussão do poder de uma sociedade machista e ter um marco emancipatório para a participação política das mulheres, tendo-as como sujeito. Debatendo o cotidiano, as relações familiares e/ou privadas, às relações institucionais da economia, da política e da cultura e suas dimensões objetivas e subjetivas simultaneamente. Este GT reúne os pontos de cultura que atuam na perspectiva da emancipação feminina, na luta contra a opressão e a violência contra as mulheres e pela afirmação da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Oficina técnicas artísticas para projetos sociais com crianças e adolescentes

"Práticas de repertórios para profissionais que atuam em projetos sociais e escolas"

Local: São Paulo
Data:11 de outubro de 2011 - 3ª feira - das 9h às 18h
Facilitador: Mara Vieira Paixão
Carga Horária: 8 horas
Programa:
O treinamento Técnicas artísticas para projetos sociais oferece aos participantes atividades práticas para serem desenvolvidas de maneira lúdica e didática. O repertório ainda possibilita o desenvolvimento de conceitos como: musicalidade, temas transversais, concentração, coordenação motora, noção espacial, integração; além de sociabilização, criatividade e desinibição de crianças e adolescentes.

Público-alvo: 
Profissionais de ONGs da área de educação e saúde, gestores de equipes, educadores sociais, arte-educadores, professores e monitores. 

Objetivos:
Preparar os participantes para atuarem expressiva e criativamente com crianças e adolescentes;
Apresentar e discutir repertórios, procedimentos e recursos didáticos disponíveis para a educação por meio da arte (teatro, música e artes plásticas);
Propiciar um espaço para a reflexão sobre a prática do profissional;
Discutir como estratégias básicas serão propostas, assim como vivências práticas, leituras e discussões. 

Conteúdo-programático: 
Temas práticos:
Preparação auditiva e corporal;
Técnicas teatrais para serem usadas nas salas de aula;
Como montar uma peça teatral;
Atitudes de escuta: relaxamento, entrega, atenção e concentração;
Como contar histórias;
Jogos teatrais;
Como trabalhar as artes plásticas com crianças e adolescentes;
Jogos e brincadeiras sonoro-musicais.

Palavras-chave: Arte; Educação; Técnicas artísticas; Repertório artístico; cultura.
Palestrante: Mara Vieira Paixão, musicoterapeuta e arte-terapeuta, atriz, diretora teatral e radialista. Formada em musicoterapia pela Faculdade Paulista de Arte, pós-graduada em arte-terapia pela Universidade Paulista (UNIP). Trabalha há 15 anos como arte-educadora de teatro e música, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atuou pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo nos Projetos Arquimedes, Talentos Especiais, Terceira Idade e Barracão, e pela Secretaria de Educação de Guarulhos nos projetos de Arte Educação para o ensino fundamental e Projeto MAIS (Sala de portadores de deficiência auditiva). Como musicoterapeuta, atua com portadores de necessidades especiais, pacientes neurológicos, gestantes, pessoas com problemas psiquiátricos e adolescentes em situação de risco em instituições privadas. É criadora do Projeto Música Materna (www.musicamaterna.com.br).
Local:
Auditório Engº João Francisco Zeppelini (São Paulo-SP)
Rua Bela Cintra, 178
Consolação (Centro) - São Paulo/SP
CEP 01415-000

Inscrições:http://www.dialogosocial.com.br/0Treinamentos/01_TREINA_INFOS.asp?Id_Turma=276&acao=info

Nenhum comentário:

Postar um comentário